A geladeira é um equipamento que precisa ficar ligado 24 horas e ser bem cuidado para que tenha uma boa durabilidade. Mesmo assim, com o passar do tempo, é possível que o aparelho apresente problemas comuns, como vazamentos, borracha que não veda, barulho, entre outros.
Isso pode dificultar bastante a manutenção da temperatura do refrigerador, gerando danos em peças importantes para o funcionamento da geladeira. Quando alguma complicação acontece, você precisa saber identificá-la e resolvê-la por conta própria ou solicitar a ajuda de um técnico da sua confiança.
Abaixo, vamos listar os principais problemas que afetam uma geladeira, dando dicas de como identificá-los e solucioná-los, confira.
				 
							
					
					Quando isso ocorrer, recomendamos que você deixe seu aparelho desligado por 2 dias com a porta aberta. Isso fará com que o mesmo descongele o bloqueio.
Se após isso o mesmo voltar a bloquear, entre em contato para agendar uma visita técnica.
				 
							
					
					A borracha de vedação da geladeira fica bem na porta. É esse material que garante que o refrigerador permaneça fechado e funcione corretamente. Com o tempo de uso, a sujeira pode fazer com que o item se afrouxe, não vedando mais da mesma forma.
Isso acontece pelo desgaste natural do material e pelo mau uso. Se você está encontrando sua geladeira aberta ou não sente a fixação da porta, a borracha precisa ser trocada.
O ideal é que você chame um técnico da sua confiança para retirar a borracha antiga, fazer a limpeza do local e colocar uma nova, dando fim ao problema.
				 
							
					
					Se o seu refrigerador não está gelando com eficiência, provavelmente, há um problema no motor. Geralmente, isso pode ser identificado quando alimentos estragam e descongelam rápido ou o aparelho começa a emitir um ruído alto demais, que antes não existia.
O motor é a peça mais importante da geladeira, então, o ideal é que você não tente resolver isto sozinho. Chame um técnico de sua confiança para verificar as possibilidades de conserto.
				 
							
					
					Os vazamentos também são problemas comuns em uma geladeira. Se você notar que tem uma poça de água em volta dela, por exemplo, é sinal que o líquido está vazando de dentro do seu refrigerador.
Caso isso aconteça, provavelmente, o problema está no dreno, peça responsável por fazer o escoamento da água que degela do equipamento. Nestes casos, ele costuma estar entupido, por isso a água acaba vazando para fora da geladeira.
Uma maneira simples de desentupir o dreno é utilizar um arame. Para que o fluxo de escoamento volte ao normal, introduza o objeto no duto por onde a água escoa. Outro vazamento comum é o de gás.
O fluido refrigerante ou o gás de geladeira é o responsável pela refrigeração adequada do equipamento. No entanto, a mangueira que o transporta pode entupir ou furar, o que provoca um vazamento. Isso faz com que o eletrodoméstico deixe de gelar.
Aqui, o ideal é que você chame um técnico de confiança. Existem alguns profissionais que conseguem sanar esse problema, porém, em alguns casos, será preciso trocar de geladeira.
				 
							
					
					Se você está ouvindo um ruído alto e trepidante demais vindo da sua geladeira, é sinal de problema no compressor. Essa é uma peça fundamental para o funcionamento, por isso, para não evitar danos maiores, o ideal é que você o resolva quanto antes.
Assim como o motor, o compressor é uma peça complexa, então, não tente resolver isto sozinho. Chame um técnico de sua confiança para efetuar o reparo.
				 
							
					
					Se você abre a geladeira e nota que a luz interior não acende ou fica piscando, é sinal que a lâmpada queimou ou está com mal contato. Contudo, esse problema é bem simples de resolver.
Cheque se a lâmpada está rosqueada da maneira correta no bocal, já que ela pode estar frouxa, e você só precisa apertá-la. Agora, se ela estiver realmente queimada, retire-a dali e procure por uma nova do mesmo modelo.
				 
							
					
					Uma das causas bem frequente deste defeito é um vazamento interno na tubulação. Para diagnosticar é realizado um teste de estanquidade com nitrogênio. Caso apresente vazamento, possuímos a opção de realizar a substituição da tubulação por outra nova e de cobre. A mesma é substituída sem que os canos fiquem aparentes.