Refrigerador Frost Free: Dicas úteis

Refrigerador Frost Free: Dicas úteis

Só quem viveu sabe o quanto demora para descongelar um freezer que acumula gelo por alguns meses. Atualmente, são muitas opções de geladeiras e freezers Frost Free, que não demandam descongelamento algum, mas ainda existem equipamentos com tecnologias diferentes e que exigem algum trabalho, especialmente, entre os eletrodomésticos mais baratos.

A tecnologia Frost Free é o sistema de degelo mais moderno e está presente em diversas opções de geladeiras, de modelos menores com congelador interno aos mais sofisticados, como os aparelhos Inverse e Side by Side.

Em equipamentos Frost Free, não existe a necessidade de descongelamento, porque não há formação de gelo no congelador ou freezer. A água circula por todas as paredes do equipamento em forma de gás, o que permite um resfriamento mais rápido e uniforme dos alimentos.

Entre as vantagens, estão a praticidade para limpar a geladeira e o freezer, o fim de odores desagradáveis e a garantia de aproveitamento total do espaço interno, sem qualquer camada de gelo nas paredes e teto.

Além disso, geladeiras Frost Free não significam maior impacto na conta de luz, pois contam com a circulação e a renovação adequada do ar refrigerado em todos os espaços do equipamento, sem esforço extra em razão do gelo. E você não terá perda de alimentos durante o dia de descongelamento.

O que é Frost Free e como funciona a tecnologia

Afinal, o que é geladeira Frost Free? O termo em português para Frost Free é “livre de congelamento”. Esse sistema de refrigeração é controlado eletronicamente e impede a formação de camadas de gelo nas paredes internas do congelador ou freezer. Dessa forma, ela dispensa o trabalho de desligar o aparelho, esperar o gelo derreter, escoar a água e fazer a limpeza, comum aos aparelhos com degelo manual ou Cycle Defrost.

Cuidado com o posicionamento dos alimentos

Cuidado com o posicionamento dos alimentos

O ar que foi resfriado no congelador circula por meio de dutos internos e flui por algumas saídas de ar no compartimento do refrigerador. É importante posicionar os alimentos sem obstruir essa saída de ar, porque impedindo a livre passagem de ar frio por elas pode reduzir a eficiência do refrigerador. Também é possível  comprometer a conservação dos alimentos, além de aumentar o consumo de energia

Lembre-se ainda de não armazenar alimentos quentes na geladeira – isso também pode aumentar o consumo e reduzir sua eficiência.

Quanto tempo precisa estar ligada antes ou após abastecer com os produtos?

Cada vez que abrimos a porta da geladeira, sai um fluxo de ar frio da geladeira e entra um fluxo de ar ambiente (mais quente). Isso aumenta a temperatura interna da geladeira,  o que faz a geladeira trabalhar mais e gastar mais energia.

Para reduzir esse efeito, procure abrir a porta da geladeira o mínimo possível e mantenha-a aberta por pouco tempo. Planeje o abastecimento da geladeira e evite ficar fazendo escolhas com a porta aberta.

Sua geladeira precisa de um tempo com a porta totalmente fechada para terminar de gelar. Se possível, deixe a porta fechada por pelo menos 2 horas* e volte a abri-la somente quando necessário.

*Obs.: esse é o tempo recomendado para uma quantidade mínima de alimentos. Para quantidades maiores, mantenha a porta fechada por mais tempo (de 4 a 6 horas) para estabilizar a temperatura.

Mantenha o “condensador” limpo

O condensador é aquela “serpentina” que fica atrás da geladeira, que esquenta quando a geladeira aciona o compressor para “produzir frio” no congelador. Para um funcionamento adequado da geladeira, é fundamental que o condensador “troque calor” com o ar do ambiente.

Para isso, ele não pode ser obstruído (nem pense em colocar roupas para secar ali!), e o acumulo de pó e gordura muitas vezes acaba impedindo essa troca de calor. Mantenha seu condensador sempre limpo, passando uma escova com cuidado.  Sempre deixe uma distância entre a geladeira e a parede, para permitir o fluxo de ar para a troca de calor.

Faça uma limpeza periódica

Faça uma limpeza periódica

Sim! Organizar e limpar a geladeira por dentro também ajuda a conservá-la. Até porque, com o tempo, a sujeira pode manchar a parte interna e até deixar o eletrodoméstico com um cheiro bem desagradável, sendo necessário trocá-lo.

Sendo assim, é possível incluir uma limpeza básica na rotina, separando  itens que já não estão bons para o consumo e guardando alimentos em potes com tampa, por exemplo.

Essa também é uma forma de tornar suas compras no supermercado mais assertivas, já que saberá exatamente o que tem na geladeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba as opiniões dos nossos clientes!

Ficou com dúvida e precisa de ajuda?

Clique no botão abaixo e fale via Whatsapp com nossa equipe! Estamos ansiosos para lhe ajudar!

Mais dicas de como proteger seus aparelhos?

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre nossa empresa

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a RMS Eletro Refrigeração a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossas  Políticas de Privacidade.