Só quem viveu sabe o quanto demora para descongelar um freezer que acumula gelo por alguns meses. Atualmente, são muitas opções de geladeiras e freezers Frost Free, que não demandam descongelamento algum, mas ainda existem equipamentos com tecnologias diferentes e que exigem algum trabalho, especialmente, entre os eletrodomésticos mais baratos.
A tecnologia Frost Free é o sistema de degelo mais moderno e está presente em diversas opções de geladeiras, de modelos menores com congelador interno aos mais sofisticados, como os aparelhos Inverse e Side by Side.
Em equipamentos Frost Free, não existe a necessidade de descongelamento, porque não há formação de gelo no congelador ou freezer. A água circula por todas as paredes do equipamento em forma de gás, o que permite um resfriamento mais rápido e uniforme dos alimentos.
Entre as vantagens, estão a praticidade para limpar a geladeira e o freezer, o fim de odores desagradáveis e a garantia de aproveitamento total do espaço interno, sem qualquer camada de gelo nas paredes e teto.
Além disso, geladeiras Frost Free não significam maior impacto na conta de luz, pois contam com a circulação e a renovação adequada do ar refrigerado em todos os espaços do equipamento, sem esforço extra em razão do gelo. E você não terá perda de alimentos durante o dia de descongelamento.
O que é Frost Free e como funciona a tecnologia
Afinal, o que é geladeira Frost Free? O termo em português para Frost Free é “livre de congelamento”. Esse sistema de refrigeração é controlado eletronicamente e impede a formação de camadas de gelo nas paredes internas do congelador ou freezer. Dessa forma, ela dispensa o trabalho de desligar o aparelho, esperar o gelo derreter, escoar a água e fazer a limpeza, comum aos aparelhos com degelo manual ou Cycle Defrost.
Cuidado com o posicionamento dos alimentos
O ar que foi resfriado no congelador circula por meio de dutos internos e flui por algumas saídas de ar no compartimento do refrigerador. É importante posicionar os alimentos sem obstruir essa saída de ar, porque impedindo a livre passagem de ar frio por elas pode reduzir a eficiência do refrigerador. Também é possível comprometer a conservação dos alimentos, além de aumentar o consumo de energia
Lembre-se ainda de não armazenar alimentos quentes na geladeira – isso também pode aumentar o consumo e reduzir sua eficiência.
Quanto tempo precisa estar ligada antes ou após abastecer com os produtos?
Cada vez que abrimos a porta da geladeira, sai um fluxo de ar frio da geladeira e entra um fluxo de ar ambiente (mais quente). Isso aumenta a temperatura interna da geladeira, o que faz a geladeira trabalhar mais e gastar mais energia.
Para reduzir esse efeito, procure abrir a porta da geladeira o mínimo possível e mantenha-a aberta por pouco tempo. Planeje o abastecimento da geladeira e evite ficar fazendo escolhas com a porta aberta.
Sua geladeira precisa de um tempo com a porta totalmente fechada para terminar de gelar. Se possível, deixe a porta fechada por pelo menos 2 horas* e volte a abri-la somente quando necessário.
*Obs.: esse é o tempo recomendado para uma quantidade mínima de alimentos. Para quantidades maiores, mantenha a porta fechada por mais tempo (de 4 a 6 horas) para estabilizar a temperatura.
Mantenha o “condensador” limpo
O condensador é aquela “serpentina” que fica atrás da geladeira, que esquenta quando a geladeira aciona o compressor para “produzir frio” no congelador. Para um funcionamento adequado da geladeira, é fundamental que o condensador “troque calor” com o ar do ambiente.
Para isso, ele não pode ser obstruído (nem pense em colocar roupas para secar ali!), e o acumulo de pó e gordura muitas vezes acaba impedindo essa troca de calor. Mantenha seu condensador sempre limpo, passando uma escova com cuidado. Sempre deixe uma distância entre a geladeira e a parede, para permitir o fluxo de ar para a troca de calor.
Faça uma limpeza periódica
Sim! Organizar e limpar a geladeira por dentro também ajuda a conservá-la. Até porque, com o tempo, a sujeira pode manchar a parte interna e até deixar o eletrodoméstico com um cheiro bem desagradável, sendo necessário trocá-lo.
Sendo assim, é possível incluir uma limpeza básica na rotina, separando itens que já não estão bons para o consumo e guardando alimentos em potes com tampa, por exemplo.
Essa também é uma forma de tornar suas compras no supermercado mais assertivas, já que saberá exatamente o que tem na geladeira.



