
O aquecedor a gás de passagem é tipo o super-herói dos equipamentos, mas se os usuários não entenderem ou cuidarem bem dele, podem surgir uns probleminhas chatos.
Uma das principais queixas de nossos clientes durante os chamados de manutenção é que o aquecedor de água a gás desliga durante o banho. Existem várias razões para esse banho gelado repentino, mas hoje vamos desvendar as mais populares:
– Falta de gás: Quando o bicho pega com esse problema, pode ser só o gás dando mole. Então, bora checar se a pressão do gás está na média. Às vezes, tem gás, mas não na pressão certa para manter o fogo aceso. Afinal, aquecedores a gás precisam desse empurrãozinho constante para funcionar direitinho.
Se você é do time do gás de botijão (GLP), dê uma checada se seu cilindro está na pista cheia. Botijões na reserva podem não ter a pressão ideal para manter seu aquecedor a mil, mas relaxa! Se for o caso, é só trocar o botijão e seguir o baile.

– Pressão de água fria maior que a quente: Quando a água fria pressiona mais, a água quente se esconde, deixando você na mão! O aquecedor, todo sensível, entende o recado e para de funcionar. Para evitar esse drama, abra só a água quente nos aquecedores de passagem e ajuste a temperatura direto nele. Assim, além de não passar frio no banho, você economiza gás, pois a água já sai prontinha para o uso.
– Pilha descarregada: Para esses aparelhos a pilha, sugerimos trocar a pilha. Desligar durante o uso pode ser sinal de pilha fraca.

Fique Ligado: Sistema da Chaminé
A chave para manter a chama do aquecedor a gás acesa é garantir que a instalação e o equipamento sejam impecáveis. Em áreas ventosas, certifique-se de que a chaminé está bem projetada para não dar bobeira e apagar o aparelho. Na dúvida, sempre chame um técnico credenciado para uma ajudinha especializada.
Manutenção preventiva do aquecedor a gás
A manutenção preventiva do aquecedor a gás é tipo um check-up regular para evitar surpresas desagradáveis, como o aparelho dar tilt total ou até causar um pandeônio, obrigando a abrir a carteira para consertos. É aquele velho ditado: melhor prevenir do que remediar!
A dica de ouro é fazer a revisão preventiva do aquecedor a gás antes do inverno chegar, assim você evita surpresas geladas quando mais precisa de calor.

Riscos de não fazer a manutenção no aquecedor a gás
Os riscos da falta de manutenção em aquecedores a gás são variados, os principais são:
- Anomalias no processo de combustão;
- Alterações no nível de consumo de gás;
- Emissão de altos teores de monóxido de carbono;
- Superaquecimento do equipamento;
- Desligamentos durante o uso;
- Erros de acionamento;
- Oscilação na temperatura.
Mas sem dúvidas, o problema mais grave é o vazamento de monóxido de carbono, gás utilizado no processo de aquecimento dos aquecedores a gás e que é imperceptível, porque não libera cheiro e nem tem cor. Por ser tóxico para seres humanos e animais, imediatamente após a inalação ele pode causar tontura, dores de cabeça, desmaios e até paradas cardíacas.